Paróquia São Luís e Vigilância Sanitária lutam contra doença epidemiológica
Preocupada com a qualidade dos alimentos servidos em suas festas, a Paróquia São Luís Gonzaga firmou uma parceria com a Vigilância Sanitária de Brusque. A partir do mês de abril, as pessoas que auxiliam nas festas das capelas pertencentes à paróquia participarão de palestras sobre os cuidados que devem ser tomados ao manusear e preparar os alimentos servidos nesses eventos.
Apesar de não existir conhecimento sobre casos de intoxicação alimentar ocorridos em festas de igreja, as duas entidades propuseram-se a ministrar cursos explicativos para os manipuladores de alimentos da paróquia. O curso será ministrado na semana que antecede a festa como forma de prevenção. A comunidade São José, da avenida 1º de Maio, será a primeira a receber as orientações da Vigilância Sanitária, já que haverá uma festa no terceiro fim de semana de abril.
De acordo com pároco Ari João Erthal, a iniciativa foi tomada pela Vigilância Sanitária e a paróquia aceitou, propondo uma explicação a todos os membros do Conselho Paroquial. "Foi uma ótima idéia deles (Vigilância Sanitária), que vieram pedir autorização para apresentar o trabalho no Conselho Paroquial de Pastoral", explica padre Ari.
Conforme o fiscal sanitário e responsável pela Vigilância Sanitária de Brusque, Norberto Vechi, o objetivo é repassar orientações básicas para que as pessoas possam manusear corretamente os alimentos e saber como manipulá-los. "É importante saber como as bactérias se manifestam. Orientaremos as pessoas que manipulam os alimentos e as orientaremos sobre quais materiais devem ser utilizados nas festas", salienta Vechi.
De acordo com padre Ari, as comunidades estão dispostas a fazer o que for necessário para que não aconteça contaminação em alimentos e utensílios em suas festas.


